Na cozinha com Knetig

Matéria publicada no Jornal do Comércio

Loja abriu as portas na Capital há mais de 100 anos

O jeito mais fácil e até divertido de entender como a Comercial Knetig se mantém aberta há mais de cem anos em Porto Alegre é observar um dia da operação. Abanque-se na cadeira que fica atrás de uma mesa, à direita de quem entra na porta da loja, e acompanhe o vaivém de funcionários e clientes. Era desse mesmo lugar que o fundador do estabelecimento, o alemão Leopoldo Knetig, também monitorava o atendimento, quando a loja se resumia a um balcão. Escute os pedidos, observe a relação entre compradores e vendedores.

Da dona de casa, da mulher que trabalha fora ao chef ou dono de restaurante, as pessoas e suas necessidades mudaram muito, principalmente nas duas últimas décadas, e a Knetig também. De artigos de variedade reduzida e basicamente nacionais, em que predominavam itens para decoração, utensílios domésticos e brinquedos, a empresa se diversificou, provou e só ficou com o melhor dos importados asiáticos, e hoje soma 12 mil tipos diferentes de mercadorias.

“Dançamos conforme a música. Direcionamos o mix para o que o mercado está procurando. Saíram o pinguim de geladeira, o rádio a pilha estrangeiro comprado em leilões da Receita Federal e o lustre de cristais. Entrou o ultracongelador, a novidade mais recente para cozinhas comerciais”, contrasta o sócio-gerente Rogério Strube, que herdou o negócio do pai Walter, que, por sua vez, era sobrinho e virou o sucessor do fundador Leopoldo, na administração.

Leopoldo, que faleceu em 1979, chegou da Alemanha ao Estado no começo do século passado e comprou um ponto na avenida Minas Gerais, que depois virou Farrapos. Na época, o polo comercial ensaiava os primeiros passos na região. O registro oficial do atacado viria em 1947, mas, conforme Strube, o estabelecimento já fazia clientela e tinha fama na Capital e no Interior. “Muitos comerciantes vinham para comprar produtos e abastecer as cidades”, explica.

Entre os clientes, estava a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, que já foi a maior da América Latina. Passadas as décadas, o sócio-gerente aponta o ramo de bares e restaurantes e hotéis como o que mais cresce. “Nossa especialidade hoje é equipar estes negócios.” A Knetig colhe o efeito da transformação de hábitos, da redução do tamanho das famílias, que agora fazem refeições fora, do aumento da renda e da nova classe de consumidores. Para garantir produto a pronta entrega, a loja ganhou mais espaços para depósito no número 3.059 da avenida Farrapos.

 

 

 

Comercial de porcelanas e talheres KNETIG Ltda | Porto Alegre / RS

Endereço: Av. Farrapos, 3059 Bairro São Geraldo
Fone: (51) 3343-2156 / 3343-0251 / 3343-6773.
Nosso e-mail: comercial@knetig.com.br
Aqui você encontra porcelanas, pratos, copos, plásticos, talheres, porcelanas,
tudo para seu restaurante, hotel, empresa ou sua casa.

WEBMAIL  |   criação: sitesrapidos.com.br

Horario de atendimento:
Segunda à sexta: das 08h às 12h
das 13h30min às 18h30min
Sábado: das 08h às 12h
Estacionamento conveniado com o banco HSBC,
na
Av. Brasil esquina com a Farrapos